segunda-feira, 19 de novembro de 2012

GRD entre Castelos: Palmela - Sesimbra

Depois de um sábado chuvoso ... um domingo de Sol esplendoroso! Depois de uma caminhada por terras de Grândola ... uma grande rota na Serra da Arrábida, entre castelos, de Palmela a Sesimbra! Depois das grandes rotas TransMalcata, da Serra de Candeeiros e da Serra das Mesas à Serra da Gata ... mais uma GRD com a "equipa" que já vai começando a ser, também, uma outra minha "família" caminheira. E depois de 41 anos ... voltei ao velho "Tic-Tic", no Porto de Abrigo de Sesimbra, aquele que era, nos longínquos "anos loucos" do início da década de 70 do século passado, o "porto de abrigo" de quantos, como eu, ali se recolhiam para comer qualquer coisita, nos intervalos dos mergulhos que fazíamos na velha barca do Joaquim Zé, ou enquanto não recolhíamos à velha camarata na velha casa abrigo do Centro Nacional Juvenil de Mergulho Amador, das velhinhas EBECs (Escolas de Brigadas Especiais de Campo). Para além das maravilhas do mundo submarino que em cada mergulho se nos patenteavam, não faltavam nunca as horas de convívio, de sã camaradagem, de cânticos cantados no velho "Tic" ou nas escadas do porto de abrigo, enquanto os compressores enchiam as garrafas para as novas "aventuras" que nos esperavam no dia seguinte.
Pela Serra do Louro, com Palmela ao fundo, 18.11.2012
Mas a "aventura" deste domingo foi outra, a "aventura" de unir os dois castelos da Arrábida, de Palmela a Sesimbra, pela Serra do Louro e de S. Francisco, subindo depois ao cume do Formosinho (onde igualmente já não subia há 20 anos) e descendo à vertente norte da Serra do Risco. O projecto era o de fazermos ainda a falésia do Risco, sobre o Cabo de Ares, onde assistiríamos ao pôr-do-Sol, mas os dias curtos desta época do ano levaram a cortar directamente da povoação de Pedreiras para Sesimbra, já de noite. Foram, mesmo assim, sensivelmente 31 km de uma caminhada intensa.

Panorâmica da Serra do Louro para sudoeste, com a Serra de S. Luís e a Arrábida ao fundo
Descida para Picheleiros, com o Formosinho a chamar-nos
A pausa para almoço foi no Parque de Campismo de Picheleiros ... imediatamente antes de atacar a forte subida para o Formosinho. As panorâmicas para norte, com o Tejo e Lisboa ao fundo, e para sul, com o azul do oceano, a península de Troia, as cruzes de El Carmen, as escarpas da Serra do Risco, tudo nos enchia as medidas.

Formosinho à vista ...
E o "chefe" diz: "Subam, é lá em cima..."... J
Troia e o Estuário do Sado
Panorâmica do cume do Formosinho, 501 metros de altitude
O "grupo expedicionário", no cume do Formosinho
Panorâmica para El
Carmen e a encosta sul
Ao fundo, as escarpas da Serra do Risco
Rumo às Pedreiras ...
... e já perto do destino: Sesimbra e o seu castelo, by night
Esta foi sem dúvida mais uma bela jornada, para os 22 participantes e amantes de uma forma mais intensa de caminhar. Para mim, teve igualmente a nostalgia de recordar a "minha" velha Arrábida ... e a recordação do velho "Tic". Lá ao fundo, no porto de abrigo, era a nossa velha casa abrigo do mergulho amador ... nos "anos loucos" de todas as "aventuras"...

Porto de Abrigo de Sesimbra:
no velho "Tic-Tic" ... 41 anos depois!
Ver álbum completo de fotos
GRD Entre Castelos: Palmela - Sesimbra (31 km), 18.11.2012

           

1 comentário:

Lírio disse...

É caso para dizer, depois das "castanhas molhadas" o dia seguinte terminou com umas belas caldeiradas!! Abriu-me o apetite!!
Sesimbra...que belas recordações temos de lá, foi o nosso primeiro destino de férias desde que eu e Orion nos conhecemos :)
Foi muito bom recordar essas belas paisagens, ainda que só por fotografias, mas uma pequena nostalgia percorreu a minha mente por uns bons minutos!
Obrigada por esta partilha!
Um grande abraço!