sábado, 6 de setembro de 2014

Em terras de S. Bernardino e Paimogo

Desde Fevereiro que não caminhava com os Novos Trilhos; a disponibilidade de agenda não dá para tudo. Neste primeiro sábado de Setembro, houve contudo um "furo" para uma caminhada a sul de Peniche, mais propriamente centrada na Praia de São Bernardino, onde iniciámos a marcha pelas nove da manhã.
Praia de S. Bernardino, 6.Setembro.2014
O topónimo S. Bernardino deve-se à instalação de monges franciscanos num convento construído no século XV, o Convento de São Bernardino, naquela localidade, tendo escolhido para seu santo padroeiro São Bernardino de Siena.

Barragem de S. Domingos e Atouguia da Baleia, ao fundo
Começámos por atravessar campos hortícolas, até à represa de São Domingos, com a vila de Atouguia da Baleia em pano de fundo. Fomos contornando a barragem, sempre pela margem direita da ribeira do mesmo nome, em direcção a Bufarda e à costa, junto ao Forte de Paimogo.

Praia da Ribeira da Canavieira
Praia de Pai Mogo, com o Forte ao fundo
O Forte de Paimogo, ou de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo, foi erguido a partir de 1674, por determinação de D. António Luís de Menezes, Marquês de Marialva e depois Conde de Cantanhede, herói da guerra da Restauração da Independência, com a função de defesa daquele trecho do litoral, integrava a segunda linha de defesa da barra do Tejo, que se estendia da Praça-forte de Peniche até Cascais. Com o fim da Guerra Civil (1828-1834), terminou a missão do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo como fortificação militar marítima. Classificado como Imóvel de Interesse Público, no final do século XX o forte encontrava-se abandonado e em avançado estado de degradação. Entretanto cedido à Câmara da Lourinhã, está prevista a sua futura utilização como espaço cultural, integrante da Rota dos Dinossauros.

Forte de
Paimogo
Novamente pelas arribas litorais, voltámos ao ponto de inicio, numa bela jornada que totalizou cerca de 25 km. Pouco depois das 15h:30 estávamos de volta a S. Bernardino.

S. Bernardino está de novo à vista ...
Haja alegria ...
mas com 2 km de "tortura", pela areia...
E aqui ficam, como sempre, o percurso e o acesso à colecção completa de fotos. Bela jornada, num dia de previsão de chuva ... sempre ao Sol!
Por terras de Paimogo
(álbum completo)

Sem comentários: