quinta-feira, 13 de junho de 2013

Da Praia das Maçãs à Samarra...
e regresso ao pôr-do-Sol

Um convite para uma caminhada em dia de Santo António ... para caminhar pelas arribas ... num dos primeiros dias de Sol que finalmente parecem ter chegado ... com gente amiga ... era irrecusável.
Praia das Maçãs, 13.06.2013
O percurso era muito idêntico ao que fiz com os Caminheiros Gaspar Correia em Janeiro de 2011 ... mas agora era quase verão. E a caminhada incluía uma bela sardinhada e grelhada, na Praia da Samarra, na nossa sempre imprevisível costa oeste.
Assim, às 9 da manhã encontrávamo-nos na Praia das Maçãs, prontos para percorrer as arribas litorais até à Samarra e voltar, pelas Azenhas do Mar e Magoito. Foram 21 km de boa caminhada, sempre pautada pelo marulhar das ondas e pela brisa norte ... e pela boa disposição dos 17 caminheiros humanos e da cãominheira canina que a realizaram. Para além das paisagens litorais em si mesmas, de destacar a curiosa formação rochosa da Lomba dos Pianos, próxima já da praia da Samarra. Trata-se de um afloramento basáltico com disjunção prismática, relativamente fácil de escalar e com uma panorâmica aliciante sobre a costa.

Magoito à vista
A Lomba dos Pianos, próximo já da Praia da Samarra
Subida para a Lomba dos Pianos
E há que voltar a descer...
A caminho da Samarra
Descida para a Praia da Samarra ... carregando o nham nham para o almoço...
Um boa
sardinhada...
... e banho!
17:05h - Era tempo de regressar ...
E o regresso foi pelo mesmo percurso, acompanhando agora a gradual descida do Sol no horizonte. Passavam vinte minutos das oito horas, com o astro rei a cair já no mar, chegávamos de novo à Praia das Maçãs, no final de mais uma bela jornada pedestre.

O Sol começava a cair no horizonte
Azenhas do Mar
Foi sem dúvida uma bela forma de passar o dia de Santo António. Ficam, como habitualmente, os registos...
... e a foto do grupo, claro!

Sem comentários: