sábado, 27 de julho de 2013

De Torres Vedras à Foz do Sizandro,
pelos vinhedos do Oeste

Regressado das "estranjas" há pouco mais de uma semana, os "Novos Trilhos" desafiaram-me para uma caminhada na região Oeste, acompanhando com algumas variantes o vale do Rio Sizandro, de Torres Vedras até à Foz, a sul da Praia Azul ... a Praia Azul a que tantas e tantas vezes fui a pé ou de bicicleta, a partir da então "minha" Santa Cruz, que marcou grande parte da minha meninice e adolescência.
Torres Vedras, 27.07.2013, 9:05h - Partida!
Às oito horas deste sábado propício ao desentorpecer de pernas, começámo-nos assim a juntar na praia da Foz do Sizandro, organizando-se ali mesmo a logística dos carros que vinham para Torres. E três minutos depois das nove da manhã - tal como o chefe mandara... J - no parque de feiras de Torres estávamos a iniciar uma jornada de quase 26km, que nos levaria a subir ao Convento do Varatojo, para depois descer às ruínas do forte e do castro do Zambujal, povoado fortificado cujas origens remontam ao terceiro milénio a.C., no início da Idade do Cobre na Europa Ocidental.
Convento do
Varatojo
Vinhedos do Oeste
Povoado fortificado do Zambujal
Vamos descer para o vale da Ribeira de Pedrulhos
Pouco mais de 7km percorridos e estávamos a atravessar a Ribeira de Pedrulhos ... para seguidamente atacar uma "suave" subidinha (J) que nos levaria às proximidades do geodésico de Charnais.
Os vinhedos típicos da região Oeste começaram a acompanhar-nos ... quando não mesmo a atravessá-los, bem como a belos pomares e milheirais. Estávamos agora à vista de Ponte do Rol, nas imediações do Forte do Grilo e acompanhando parcialmente o percurso da GR30, Grande Rota das Linhas de Torres Vedras.

Ribeira de Pedrulhos
Uma suave subida para o geodésico de Charnais... J
Pelos vinhedos do Oeste...
A partir de próximo da Bordinheira, passámos a acompanhar sempre o curso do Sizandro; pena o estado da poluição das suas águas...! Entre S. Pedro da Cadeira e a Coutada, atravessámo-lo na EN9, para lhe continuar a seguir o curso para noroeste e voltando a atravessá-lo quando já se percebia a Foz e o casario da Praia Azul e da Boavista.

Sizandro, próximo de Bordinheira
Também há belos milheirais!
Oito minutos antes das três e meia da tarde estávamos na praia da Foz, com quase 26km nos pés, feitos à boa média de sensivelmente 5km/h. Em dia ameno, a praia estava cheia!

Quase 26km depois ... chegamos à Foz do Sizandro
Do outro lado do Sizandro lá estava o areal da Praia Azul ... seguido das falésias do Porto Escada e do Alto da Vela, que conduzem à velha Santa Cruz. Um dos companheiros desta jornada seguiu aliás a pé para Santa Cruz; não fora o facto de o meu carro não ter telecomando ... e tê-lo-ia acompanhado e recordado as minhas deambulações de há quase meio século... J.

De Torres Vedras à Foz do Sizandro

Sem comentários: