sábado, 10 de fevereiro de 2018

"Assalto" ao Castelo de Alcanede

Como os desígnios do Universo são insondáveis, o destino levou-me em dois fins de semana seguidos ao maciço calcário estremenho; no passado fim de semana com os Caminheiros Gaspar Correia ... oito dias depois com os Novos Trilhos.
Alcanede, 10.Fev.2018, 9h35 - Começava a caminhada
Um percurso circular de 23 km, a partir da Igreja Matriz da vetusta vila de Alcanede, situada na base do morro do Castelo, ocupou mais de 30 caminheiros, num belo sábado de Sol. Cruzada a Ribeira de Alcanede e bem ao estilo Novos Trilhos, começámos por percorrer a crista situada entre a vila e a Aldeia de Além. Em 27 de Outubro de 2013 passámos em Alcanede e na base desta crista, no terceiro dos 4 dias ... dos Novos Trilhos nos Caminhos de Fátima.

Cruzando a Ribeira de Alcanede ...
subimos à crista sobranceira à vila
A vila de Alcanede, com o morro do Castelo e a Igreja Matriz
Ao longo da crista em cuja base passámos há quase 5 anos, nos Caminhos de Fátima
Os campos verdes de Aldeia de Além
Finda a crista e durante cerca de meia hora, o percurso coincidiu mesmo com o daqueles memoráveis Caminhos de Fátima, até à aldeia de Abrã. Há 5 anos seguimos para nascente, rumo a Amiais de Baixo; hoje seguimos para norte, rumo à aldeia de Vale da Trave e ao Algar do Pena.

Vale da Trave, rumo
ao Algar do Pena
Sobre o Centro de Interpretação do Algar do Pena
Apesar das minhas muitas deambulações nos meus tempos da Espeleologia, não conheço o Algar do Pena ... porque nesses tempos ainda não tinha sido descoberto; mas, infelizmente ... também não foi agora que o conheci. O algar foi descoberto em 1985 pelo Sr. Joaquim Pena, na sequência do desmonte de uma bancada de calcário; integra a maior sala subterrânea conhecida no país.
Parte do que poderíamos ter visto no Algar do Pena
(Foto de https://goo.gl/wT4Tx7)
Dadas as suas características, ali se instalou um Centro de Interpretação Subterrâneo, inaugurado a 5 de Junho de 1997, após 3 anos de estudos. Dispõe de um edifício de apoio técnico, elevador, auditório e um espeleódromo. Pois, tudo muito bonito ... mas contactado previamente aquele Centro de Interpretação (CISGAP) ... não houve ninguém disponível para o grupo! Aliando a importância científica aos aspectos didácticos e turísticos do algar ... não deveria o mesmo ter um horário de abertura ao público, não sendo sequer necessário um contacto prévio? É assim em Portugal... 😟
O Algar do Pena foi o ponto mais ao norte do nosso percurso. A partir dali, começava o regresso a Alcanede ... preparados para o "assalto" ao Castelo 😊. "Tomámos" o morro a partir da EN362, a NW.


As "tropas" avançam ...
... aproximamo-nos de Alcanede, com a Serra de Montejunto ao fundo ...
... e já vemos de novo o Castelo de Alcanede!
Começou o
"assalto"...

... e "tomámos" o Castelo! 😊
As "tropas invasoras" reunidas no Castelo (Foto: Novos Trilhos)
15h55 ... regressámos ao ponto de partida
Ver o álbum completo

Sem comentários: