domingo, 23 de abril de 2017

Por trilhos da Sapataria

Num belo domingo de Sol, que mais parecia Verão ... 18 km de uma bela caminhada nos trilhos da Sapataria, Sobral de Monte Agraço. O país saloio em todo o seu esplendor!

Sapataria, 23.04.2017, 09h15 - Começara mais uma caminhada "Novos Trilhos", cruzando a Linha do Oeste
Foi mais uma actividade dos "Novos Trilhos". Uma caminhada circular, subindo e descendo morros e atalaias, moinhos de vento carregados de história e de estórias. Começámos no lugar de Sizandros, junto à Sapataria e à nascente do Rio Sizandro, para subir as vertentes a poente, debruçadas sobre o vale.

Sobre o vale do Rio Sizandro ...
... com a Senhora do Socorro ao fundo
Através de túneis de vegetação, para descobrir os horizontes
Apesar da pouca chuva e das temperaturas altas para a Primavera, os campos abriram-se-nos, pintados de verde e aqui e ali pelo amarelo e branco das flores. Voltámos a cruzar a Linha do Oeste próximo da Roussada, rumámos a nordeste, e de novo a sul, rumo ao Milharado.

Verdes são os campos ... pintados de amarelo e branco
Moinhos do Milharado: foto de grupo
A Serra do Socorro, a norte, e o Cabeço de Montachique, a sul, como que nos vigiavam no nosso percurso. Continuávamos a subir e a descer, pelos moinhos da Serra de Canas e o vale da Ribeira da Bica, para então regressarmos ao rumo noroeste. Paragens para reforço alimentar ... só tinha havido uma, curta. Já passava da uma da tarde quando o "pelotão" "exigiu" uma segunda paragem, mesmo assim curta. É que ... nem todos sabíamos o que nos esperava no fim da caminhada... 😋

Sobre Vila de Canas, com o Cabeço de Montachique ao fundo
Moinho e Geodésico de Terras
(312m alt.) ... e respectiva descida
Descida das Terras para Sizandros, com Sapataria à vista ... e um final de caminhada "recheado"... 😊
Às duas e meia estávamos de regresso ao ponto de partida, com 18 km e mais uns metros percorridos. E ... alguém tinha montado no lugar de Sizandros um autêntico banquete de recepção final! Porquê?... Porque alguém tinha completado há dias mais um aniversário!... A isto chama-se convívio, amizade, vida sã. A isto ... chama-se "Novos Trilhos"!

Chafariz de Sizandros ... e o banquete que nos esperava no final!...
Ver o álbum completo

Sem comentários: