sábado, 12 de novembro de 2016

Em terras de lapiás (Olelas - Granja dos Serrões)

Mais uma actividade Novos Trilhos. O destino, desta vez: os campos "saloios" entre o Sabugo e Almornos, a sul, e Negrais, a norte; o mote, para além da paisagem: o campo de lapiás da Granja dos Serrões.
Campos de Olelas, 12.Nov.2016
Lapiás são formações típicas de terrenos cársicos, produzidas pela dissolução superficial de rochas calcárias ou dolomíticas. Formam-se à superfície do calcário e são constituídas por fendas, canais, buracos, fragmentos, campos de rochas, etc.
A caminhada iniciou-se na pequena aldeia de Olelas. Cruzada a linha do Oeste, rumámos a norte, por vezes sob autênticos túneis de vegetação, até às formações quase mágicas da Granja dos Serrões.

A caminho da Granja dos Serrões, por túneis de verde
O campo de lapiás da Granja dos Serrões, também conhecido por “Museu da Pedra”, constitui um monumento natural dependente do Parque Natural de Sintra - Cascais. Apesar do regime especial de protecção, encontra-se contudo bastante abandonado.


Campo de lapiás da
Granja dos Serrões ... um
verdadeiro Museu da Pedra

Do campo de lapiás rumámos a Alfouvar e ao Carrascal de Negrais, ponto de inflexão para sul, rumo ao geodésico da Feteira e a Almargem do Bispo. Sempre com a Serra de Sintra em pano de funndo, passámos junto ao Centro de Satélites da Marconi.
Verdes e belos são os campos...! A Serra de Sintra em pano de fundo
Lagartas multicoloridas (próximo de Negrais)
Antes da uma e meia, estávamos em Priores e logo a seguir em Almargem do Bispo.
A caminho de Almargem do Bispo
Seguiu-se a serra de Olelas, passando próximo do geodésico do mesmo nome, a 317 metros de altitude. Algumas passagens foram contudo ... a salto... J

Algumas passagens a salto, na Serra de Olelas ...
incluindo a Kiara, uma estreante canina nos Novos Trilhos
Rumo ao geodésico de Olelas (317m alt.)
Quase de regresso a Olelas, a parte final da caminhada incluiu no entanto ainda a subida do pronunciado vale da respectiva encosta sul, onde se situa a gruta de Olelas, também conhecida por Cova da Raposa. Para além da gruta propriamente dita, a vegetação cerrada e, por entre ela, as panorâmicas para a serra, fizeram deste troço um dos momentos mais espectaculares de uma caminhada que foi toda ela fantástica.

Serra e gruta de Olelas, ou Cova da Raposa
E de regresso a Olelas, em fim de caminhada, depois da travessia da "selva"
da encosta sul da serra do mesmo nome. Ao fundo, a Serra de Sintra.
Poucos minutos antes das três e meia, estávamos no ponto de partida, com 22 km percorridos. Mais uma bela jornada bem à maneira dos Novos Trilhos ... e que, como também é habitual, terminou com bolo de aniversário do mais recente aniversariante do grupo ... regado com uma excelente água pé... J
Ver o álbum completo

Sem comentários: