quarta-feira, 27 de abril de 2016

De Saint Jean Pied de Port a Santiago (1)

"Llega el día soñado, nervios para llegar al lugar de partida, mil veces has deshecho la mochila, no sabes si te faltará algo ... y de pronto ... EL CAMINO"
(Rafa R. Aguilar, https://goo.gl/x78Kzr)
Saint Jean Pied de Port, 27.04.2016
A VIAGEM PARA O SONHO
Saint Jean Pied de Port, 27 de Abril
O Caminho de Santiago começou por uma ideia, um projecto. E, de repente, aqui estou eu a mil quilómetros de casa, em Saint Jean Pied de Port, nos Pirenéus franceses. Saímos de Lisboa há mais de 24 horas. Para trás ficou o ninho, a dor de deixar as pessoas amadas, as que só partiram connosco no coração. Aos últimos abraços das despedidas, seguem-se os primeiros abraços entre os três ... com recomendações da Mana Cristina para não chorarmos...! "Começou a aventura", dizemos ... ou o sonho! Para a cama vaga que sobrava no compartimento, entrou um surfista suíço; a prancha tem de fazer ginástica para entrar ... e ficou atravessada junto ao tecto.
Entroncamento, Pombal ... procuramos dormir ... e adormeço. Às 4 e tal da manhã acordo, julgando-me já em terras de Espanha. Mas o comboio está parado ... e pelo GPS vejo que ainda estamos antes da Guarda!!! O Zé Manel consegue saber que o comboio atropelou um cavalo que se atravessou na linha! Tiveram de substituir a locomotiva, que ficou danificada. Três horas e meia de atraso!... O dia nasce ... e lá vamos Espanha adentro. Já não dá para apanhar o comboio das 13:30 em Hendaye, claro, mas sabemos que há outro às 16:25. Passamos Burgos ... onde temos encontro marcado para daqui a 10 dias.

Hendaye, 27.04.2016
Hendaye, finalmente. Estamos em terras gaulesas! A troca do bilhete que tínhamos não levanta problemas ... e partimos para Saint Jean, primeiro de comboio, até Bayonne, depois de autocarro. E eis-nos à beira do Nive, na cidadela medieval onde convergem quase todos os Caminhos de peregrinação europeus ... rumo às estrelas.

E ... as primeiras setas do Camino. Estamos no início da estrada para as estrelas...
Chegámos!
E ... o nosso primeiro Albergue ... Le Chemin vers l'étoile
Amanhã começamos! E, logo para começar ... espera-nos a "etapa rainha": Saint Jean Pied de Port - Roncesvalles ... a magia dos Pirenéus. Uma etapa mística! Soará nos ares a voz de Rolando, de Napoleão ... soará dentro de mim a voz do pai da minha amada, o meu querido e saudoso Zé Malhadas ... que partiu para o eterno faz amanhã exactamente 13 anos. E pode ser que nos acompanhe a minha gralha de bico amarelo ... a que me visitou no cume do Toubkal...

1 comentário:

Jorge Carvalho disse...

Excelente descrição...estou a (re)viver o sonho!
Obrigado Callixto