domingo, 7 de fevereiro de 2016

Carnaval na Figueira e na Serra da Boa Viagem

A actividade de Carnaval dos Caminheiros Gaspar Correia estava este ano programada para o próprio fim de semana de Carnaval, na acolhedora cidade da Figueira da Foz e na Serra da Boa Viagem.
06.02.2016, 11h - Tinha começado uma bela caminhada,
na Serra da Boa Viagem
A partida, como sempre, foi da Portela; às 10:30h já estávamos a passar o Mondego. O dia prometia chuva, mas S. Pedro foi-a segurando durante a maior parte do percurso.
A caminhada começou na estrada florestal da Serra ... e foi um belo ziguezaguear por entre o arvoredo e as perspectivas que se abriam para norte e poente, desde o Cabo Mondego às areias de Quiaios, Tocha e Mira. Passámos próximo da Capela de Santo Amaro, do século XIX, e subimos aos geodésicos do Monte Redondo e da Bandeira, este último o mais elevado desta serra.

Ao fundo o farol do Cabo Mondego, onde terminaríamos a caminhada
Praia de Quiaos, vista do Miradouro da Bandeira
Ode à floresta portuguesa
Vale de Fontes ... e por aqui íamos almoçar
Depois do almoço, descemos em direcção norte até à cascata da Boa Viagem, para depois voltarmos em direcção ao mar, a uma cota pouco acima dos 100 metros, sob os geodésicos da Corredoura, Bandeira e Monte Redondo. Quase sobre a praia da Murtinheira, rumámos a sudoeste, em direcção ao Monumento Natural do Cabo Mondego. Os afloramentos jurássicos do Cabo Mondego constituem um conjunto de excepcional importância, nacional e internacional; para além de elevados valores no domínio da paleontologia e sedimentologia, este conjunto sobressai, em particular, no domínio da estratigrafia.

Cascata da Serra
da Boa Viagem
Praia da Murtinheira

Uma subida radical ... e com muito vento...
Monumento Natural do Cabo Mondego
A parte final do percurso ... foi molhada. As muitas nuvens negras que nos tinham acompanhado tinham de despejar o seu conteúdo. Mas pouco depois das quatro da tarde estávamos no Cabo Mondego, onde o autocarro nos recolhia. Tínhamos completado sensivelmente 15 km, naquela que foi uma belíssima caminhada de serra com sabor a mar. Depois, à noite ... seria o habitual e sempre grande Carnaval dos Caminheiros Gaspar Correia... J


Powered by Wikiloc

Carnaval Caminheiro ... versão 2016
7 de Fevereiro, 9:30h ... e o segundo dia começara...
Domingo, segundo dia de actividade. Sabíamos que a caminhada trazia surpresas ... e o dia começou por um briefing em que ficámos a saber que o grupo ia ser dividido em pequenos grupos, com vista a um percurso tipo peddy paper, cujas etapas nos dariam a conhecer alguns dos atractivos principais das zonas de Buarcos e da cidade da Figueira da Foz. Sem dúvida uma ideia original ... e lá partimos para as tarefas, meio disfarçados de "narigudos", "enlaçados" e outros adereços carnavalescos... J

Ao longo da marginal, de Buarcos à Figueira da Foz
De "missão" em "missão", passámos assim pelo monumento e placa de homenagem às peixeiras de Buarcos, situada na praça com o curioso "distintivo" de ... Praça da Má Língua.

Homenagem à Peixeira de Buarcos
O "oásis" na Marginal da Figueira
Imagens de um peddy paper muito animado
Eram 12 as etapas que tínhamos a cumprir. Mas, à nona etapa ... podíamos repor energias na Pastelaria Dionísio, para saborear as doces brisas que não são do Liz ... são do Mondego... J. Depois o Jardim Municipal, a Igreja ... e estávamos próximos do fim.


12 "etapas" constituíam esta original forma de caminhar e conhecer Buarcos e a Figueira da Foz
Ver o álbum completo
P
Pouco depois do meio dia e meia hora estávamos junto ao "Sol", com 8,6 km percorridos. O fim de semana de Carnaval terminaria com um almoço na "Quinta da Salmanha", após o que regressámos a Lisboa.
A equipa organizadora desta actividade está sem dúvida de parabéns, pelo empenho e pela originalidade dos momentos que proporcionou ao grupo! Foi ... um excepcional Carnaval Caminheiro!

Sem comentários: