domingo, 22 de novembro de 2015

Pela Linha do Tua e no Douro Vinhateiro (2)

O Tua lança as suas águas no Douro em Foz Tua. Ora, com o mote de "A Linha é Nossa" que nos levou ao Tua ... não podíamos deixar de percorrer as belas encostas vinhateiras do Douro, no concelho de S. João da Pesqueira! E que belo complemento vivemos!

Ervedosa do Douro, 22.11.2015, 9:35h
Domingo 22 ... Na Rota das Vinhas do Douro
De novo a partir da Pousada de Juventude de Alijó, domingo saímos rumo a Ervedosa do Douro. O PR2 - Rota das Vinhas - é um percurso circular que percorre a encosta esquerda do Douro, desce até ao rio e volta a subir. 18 km, com um desnível acumulado de mais de 700 metros ... numa sucessão de paisagens de sonho. As encostas vinhateiras, particularmente nesta época outonal, constituem autênticos quadros vivos, de uma Natureza humanizada, mas humanizada pelo lado do belo e do místico.

À saída de Ervedosa do Douro: o paraíso começa...
Descíamos para a Quinta da Gricha, pelo meio de vinhas a perder de vista ... e o Douro não tardou a surgir lá em baixo, ainda bastante lá em baixo. Estávamos sensivelmente entre Foz Tua e o Pinhão.
Memórias
esquecidas
Por momentos ... o Douro é meu...!
Rostos na paisagem vinhateira...
E descemos até à margem do grande Rio
Pouco depois das onze estávamos junto à linha de água, sensivelmente frente às Quintas da Barca e do Carvalheiro, na encosta oposta. Também na margem oposta e junto à linha de água, lá estava a Linha do Douro, esta felizmente ainda activa ... até ao Pocinho.

Comboio do Douro ...
Pouco depois da Quinta de S. José recomeçou a subida, primeiro rumo à Quinta do Caedo, depois num ziguezaguear permanente. Durante muito tempo tínhamos frente a nós, na margem direita do Douro, as Quintas da Romaneira e do Roncão, bem como a ponte ferroviária da Ribeira do mesmo nome.

Admirando o Douro, sobre a foz e ponte ferroviária da Ribeira do Roncão
Subindo de novo a encosta ... com 
belos e saborosos medronhos
Paisagem Duriense, de regresso a Ervedosa do Douro
Pouco depois das duas da tarde estávamos a entrar em Ervedosa do Douro, de regresso aos carros ... com os olhos e a alma cheias. Mas ... as maravilhas não tinham ainda acabado...

Ervedosa do Douro ... depois de 18 km de um maravilhoso desbobinar de paisagens vinhateiras


Mas ... as maravilhas não tinham ainda realmente acabado. Embora já de carro, de Ervedosa fomos até ao mítico e místico Miradouro de S. Salvador do Mundo. A vista é magnifica, permitindo uma perspectiva única sobre o rio Douro, a Barragem da Valeira e a paisagem envolvente. O miradouro é tradicionalmente procurado por raparigas que querem casar, dizendo a lenda que, ao dar um nó nas muitas giestas que por ali existem ... vão encontrar facilmente um bom homem para casar... J.

Capela do S. Salvador do Mundo,
sobre o Douro e a Barragem da Valeira
Barragem da Valeira, vista do S. Salvador do Mundo
Curiosamente, quis o destino que esta fosse a terceira vez que visitei aquele lugar mágico. A primeira vez ...em 1965! Depois voltei lá em 2004; há 50 anos, há 11 anos ... e agora!

S. Salvador do Mundo,

17 de Abril de 1965 (com a minha mãe, na foto da esquerda)
S. Salvador do Mundo, 6 de Dezembro ... de 2004
S. Salvador do Mundo, 22 de Novembro de 2015
O Miradouro de S. Salvador do Mundo situa-se sobre a actual barragem da Valeira, na zona do famoso Cachão da Valeira, onde a 12 de Maio de 1861 o barco onde seguiam D. Antónia (a "Ferreirinha") e o Barão de Forrester se voltou e naufragou. D. Antónia salvou-se, porque as suas enormes saias de roda lhe permitiram flutuar até chegar à margem; mas o corpo do Barão nunca foi encontrado.

Bela panorâmica para nordeste, do S. Salvador do Mundo
Ali viveu, numa gruta ainda existente, Frei Gaspar da Piedade, entre 1494 e 1515. Construiu a Igreja, mais tarde entregue aos Franciscanos do Convento de S. João da Pesqueira.


Gruta, fonte e Capela
do 
S. Salvador do Mundo
Adicionar legenda
Ver o álbum completo dos dois dias
Aos pés do S. Salvador do Mundo ... o nosso fim de semana tinha acabado. Mais um fim de semana de muita Natureza, de muita beleza, mas também de muito convívio, de muita amizade, de um são e puro fortalecimento de amizades existentes e de construção de outras. Dali regressámos às bases de cada um ... no meu caso e das minhas duas acompanhantes e acompanhante ... ao som de Sebastião Antunes!...
Quem não o conhecia e à "Quadrilha" ... adorou! No carro até se dançava... J. Obrigado Vítor e Saraiva, pela organização deste belíssimo fim de semana. E obrigado a todos os que nele participaram. Apesar dos tempos conturbados que vivemos ... A Vida é Bela!

Sem comentários: