sábado, 11 de abril de 2015

Na rota das Monjas de Cister

A história de toda a região de Alcobaça está inevitavelmente ligada à presença da Ordem de Cister e à edificação, na confluência dos rios Alcoa e Baça, de um dos maiores mosteiros cistercienses do mundo.
Junto à Igreja da Srª da Luz, 11.04.2015 - Começava uma Rota de Cister
Nos passados dias 9 e 27 de Março, tinha-me deslocado já aos coutos de Alcobaça, com amigos caminheiros (na primeira daquelas datas também com a minha companheira das fragas e pragas da vida), com vista a desenharmos aquela que viria a ser a actividade de Abril dos Caminheiros Gaspar Correia ... actividade que hoje se concretizou. Desenvolvendo-se na freguesia de Coz, que em tempos integrou os coutos de Alcobaça, o percurso resultou daquelas duas idas ao terreno, com vista a aproveitar o mais possível troços florestados e a incluir algum património de interesse histórico e religioso.
A caminhada iniciou-se junto à capela de Nossa Senhora da Luz, próximo de Castanheira e rumou à Fonte Santa, atravessando explorações de argilas, onde existem algumas lagoas com diferentes cores e habitadas por patos bravos. A Fonte Santa é uma fonte de mergulho situada no fundo de um vale coberto de densa vegetação e onde, segundo a lenda, apareceu Nossa Senhora da Luz, há cerca de quatrocentos anos; as suas águas teriam propriedades medicinais.

Na fonte Santa, e através do túnel de vegetação que se lhe seguiu
Através de um estreito e frondoso túnel de vegetação fechada, chegámos às imediações do Rio de Cós, cujas encostas depois ziguezagueámos, ora pela margem esquerda, ora pela margem direita, até atingirmos a crista de escarpa sobranceira aos pomares de pereiras e à povoação de Cós, donde sobressai o respectivo mosteiro, que havíamos de visitar no final da caminhada.

Através dos belos campos e pomares nas encostas do Rio de Cós
Na escarpa, chegámos à Ermida do Bom Jesus do Calvário, fundada no séc. XVII por um monge de Alcobaça e mais conhecida por Capela de Stª Rita. Por ali almoçámos, admirando o vale que se estende para poente.

Na escarpa sobranceira à CastanheiraCós e Póvoa
Cós e o seu Mosteiro, da escarpa
Capela de Santa Rita, ou do Bom Jesus do Calvário
Rumo a sudoeste, descemos da escarpa para a povoação da Póvoa, que atravessámos. Atravessado também uma última vez o Rio de Cós, era agora hora de subir ao Cabeço da Póvoa, que dos seus 111 metros de altitude permite ver o mar, destacando-se, mais a sudoeste, a baía de S. Martinho do Porto.

Entrada em Póvoa, pequena povoação entre a escarpa que ladeia o Rio de Cós e o Cabeço da Póvoa
Vista do Cabeço da Póvoa para poente: ao fundo ... o mar
A caminhada terminou na estrada Maiorga - Cós. Cós é uma povoação muito antiga, cujo nome foi atribuído aos fenícios, que a terão fundado em meados do século VII a.C.; foi uma das vilas dos Coutos de Alcobaça. O Mosteiro de Santa Maria de Cós pertencia à Ordem de Cister e começou por ser um recolhimento para viúvas, tendo evoluído para um mosteiro de monjas, já existente em 1241.
Mosteiro
de Cós
À data da sua fundação tinha uma organização autónoma, vindo a filiar-se, mais tarde, e a depender, do Mosteiro de Alcobaça. E em Alcobaça, a actividade não poderia terminar ... sem uma pequena prova de doçaria conventual ... para despedida das rotas das monjas de Cister... J.

O Rio Alcoa ...
... e o belo Mosteiro de Alcobaça
Pessoalmente ... brevemente deverei voltar a passar por Alcobaça. Outras "fragas" ... outros rumos ... outros Caminhos...
Nas rotas de Cister
(álbum completo)

Sem comentários: