sábado, 18 de outubro de 2014

Regresso à Serra de Montejunto

Em Dezembro de 2013, depois de muitos anos de "ausência", voltei a palmilhar os trilhos da Serra de Montejunto. Menos de um ano depois, os Caminheiros Gaspar Correia levaram-me de novo ao Miradouro da Estremadura, como aquela serra se reclama.
À saída de Cabanas de Torres, 18.Out.2014, 9:45h
O Miradouro da Estremadura estava contudo ... envolto nas brumas de uma manhã húmida, a ameaçar uma chuva que no entanto não se concretizou. A partir de Cabanas de Torres, subimos a encosta sudoeste da serra, bordejando o vale da Ramada até à Casa da Serra. O Sol parecia de quando em vez furar o bloqueio das nuvens, mas durante esta subida, mais do que Caminheiros, parecíamos figuras míticas deambulando num reino de brumas...
Casa da Serra. Os incipientes carvalhos e freixos abaixo desta casa foram plantados,
em trabalho voluntário, por meus habituais companheiros de "aventuras"
Figuras deambulando num reino de brumas...
"Deixem-me voar..."
E o cenário começa a descobrir-se...
Na subida para o cume de S. João, as tentativas do astro rei para levantar o nevoeiro deixavam-nos gradualmente alargar o horizonte. Mas as dedicadas organizadoras da actividade lamentavam-se por não nos podermos deslumbrar "com a visão do cabo Carvoeiro e as ilhas Berlengas, a oeste, a serra de Sintra a sul, o verde das lezírias do Tejo a sudeste e ainda a serra da Arrábida", como haviam descrito na documentação que gostosa e cuidadosamente prepararam.
Caçam-se fotos de flores silvestres ...
... enquanto se avança serra acima ... (Foto: Cristina Ferreira)
... e se chega à Ermida de Nossa Senhora das Neves
Quase no topo da serra, a Ermida de Nossa Senhora das Neves ergue-se junto às ruínas do inacabado "Convento da Reforma" de Montejunto, do séc. XVIII, e das ruínas da "Real Fábrica do Gelo", que dava à serra também o nome de Serra das Neves.

Ruínas do
Convento da Reforma
Descida para a encosta norte
Nas entranhas
da terra...
E a caminho do Parque de Merendas
Por esta altura, já o Sol ia ganhando terreno às brumas. Não se podendo falar numa bela tarde soalheira, mas o resto da jornada decorreu com os horizontes bem abertos, descendo a encosta nascente pelo bem apelidado "trilho dos esses", rumo à estrada da Abrigada.

No "bosque mágico", junto ao Parque de Merendas
Encosta nascente de Montejunto, pelo "trilho dos esses"
"Que delícia de medronhos"... :)
E estamos a terminar esta bela caminhada por terras de Montejunto
Serra de Montejunto
(Ver álbum completo)
E com este belo cenário em andamento, demos por finda a actividade!
O registo desta incursão por terras de Montejunto, não poderia terminar sem mencionar que esta foi a primeira actividade, da minha "velha" "família" dos Caminheiros Gaspar Correia, que contou com a participação ... da minha "irmã" mais nova, a Irmã que ganhei na "aventura" do Monte Perdido Extrem e, principalmente ... no "Caminho da Aventura", a Caminho de Santiago e das terras do fim do mundo...! Obrigado Cristina, volta sempre!

Sem comentários: