sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dois dias no coração de Somiedo (2)

Estávamos a chegar ao fim de 5 dias mágicos, nas terras mágicas de Somiedo. Para despedida do paraíso, deixei para o fim o ex-libris do Parque Natural, os Lagos de Saliencia, ou Lagos de Somiedo ... mas complementados de acordo com a veia montanheira do fabuloso grupo de amigos que respondeu ao desafio que lhes havia lançado...J
O maciço das Ubiñas do Alto de La Farrapona, 5.Junho.2014

Lagos e Picos de Somiedo
Pouco depois das nove da manhã estávamos no Alto de La Farrapona, a 1708 metros de altitude, no limite entre Astúrias e Leão, mais uma vez com uma esplêndida manhã de Sol, que nos mostrava o maciço das Ubiñas em todo o seu esplendor, recortado no céu azul. O objectivo era ambicioso: começar pelo já tantas vezes trilhado PR-15 (a ruta de los lagos), mas subir depois próximo dos cumes dos Picos Albos e ligar este percurso ao que fiz em Outubro passado, vindo de La Cueta de Babia ... pela paisagem "lunar" das Morteras e pelo cume de Peña Orniz, descendo depois pela vertente leonesa e regressando por La Paredina e pela braña de Murias Llongas. A quantidade de neve e a progressão geral ditariam a gestão da caminhada.

O imponente Vale de Saliencia
Lago de La Cueva, o primeiro dos grandes lagos de altitude de Somiedo
Sobre o Lago Negro, ou de Calabazosa
Veigas e Lago
de Cerveiriz
Os três primeiros lagos - Cueva, Calabazosa e Cerveiriz - constituem logo um fabuloso cartão de visita para qualquer amante dos grandes espaços. Mas a "aventura" propriamente dita ia começar a seguir: dos 1700 metros de altitude das veigas de Cerveiriz ... havia que trepar em arco para sul, para a base dos Picos Albos, perto dos 2000 metros. Ao subi-la, levando desta vez o "bando" de amigos adultos que me acompanhavam, revivi a mesma trepada feita com um "bando" de alunos, em Abril de 2002 ... já lá vão 12 anos...! Hoje como ontem ... a sensação é de liberdade sublime...

Lagos de Cerveiriz e de Calabazosa, da encosta norte dos Picos Albos
Laguna de Cebolléu
O mundo vai ficando aos nossos pés...
Sobre as Morteras del Valle, a 1970 metros de altitude, a apontar para Peña Orniz (2191m alt.)
Pouco depois do meio dia estávamos a 1980 metros de altitude, entre os dois Picos Albos, Ocidental e Oriental, com o Pico Rubio à nossa frente e o maciço de Peña Orniz do outro lado da impressionante depressão de Las Morteras. A neve não era muita, nem parecia impedir-nos a projectada ascensão a Peña Orniz ... mas ainda faltava descer à Majada del Couto, a maior zona plana das Morteras ... para vermos abrir-se-nos a janela do paraíso, para a "vista aérea" do Lago del Valle...

Majada El Couto (1780m alt.)
E de repente, ao fundo desta senda ...
... abre-se a janela para o paraíso!...
"Vista aérea" do Lago del Valle e do vale do Rio del Lago
Esta é sem dúvida a mais fabulosa abordagem ao Lago del Valle, o maior lago de Somiedo e de toda a cordilheira cantábrica. O miradouro natural situa-se no ponto chamado El Pedregal, a 1770 metros de altitude, mais de 200 metros acima das águas. Foi naturalmente aqui o ponto escolhido para o almoço, no êxtase da contemplação desta fabulosa panorâmica e da sensação de quão pequenos nós somos.

Mas tínhamos de deixar aquela "janela panorâmica" ...
... com as camurças a vigiarem a nossa progressão
e despedindo-nos dos Picos Albos
Do "miradouro" do Lago del Valle poderíamos descer directamente ao vale. Duas companheiras optaram aliás por essa via mais simples, reencontrando-nos no final do percurso. Os restantes 23 "aventureiros", completámos a travessia das Morteras no sentido NE/SW; o bom senso ditava contudo que já não era cedo para fazermos a ascensão a Peña Orniz ... que seguramente lá continuará a dominar estas terras de sonho; a alternativa de atravessar o Collado de La Mortera ia poupar bastante tempo. Como compensação do cancelamento de Peña Orniz, optei no entanto por levar o grupo pelos Picos de La Mortera, numa distância idêntica e com pouco mais esforço físico.

Dominando a paisagem "lunar" de Las Morteras, com o Pico Albo E à esquerda e o maciço de Peña Orniz à direita
Os Picos de La Mortera abriram-nos de novo os horizontes: para norte e nordeste, a paisagem "lunar" de onde vínhamos; para sul e sudoeste ... terras leonesas, as espectaculares Fuentes del Sil e o vale das Praderas de Cebolléu, com La Cueta de Babia no fundo do vale, onde ainda em Outubro passado iniciei a espectacular travessia Babia - Somiedo ... só acompanhado pelo "meu" Mastín...J

Picos de La Mortera

Dominando os céus e a terra, a 2001 metros de altitude
O fabuloso vale do Alto Sil, do cimo de La Mortera (2001m alt.)
E descida para terras leonesas de Babia
Durante cerca de uma hora atravessámos as terras leonesas do alto Sil, rumo ao Collado de La Paredina, em que voltaríamos a entrar em Somiedo e nas Astúrias. Restava-nos descer à braña de Murias Llongas (ou Murias Xongas) ... e ao Lago del Valle, que tínhamos visto 200 metros acima...

Collado de La Paredina, "fronteira" Leão / Astúrias
Braña de Murias Llongas, ou Murias Xongas
E ... o Lago del Valle era finalmente "nosso"...J
Chegados ao Lago del Valle pelas cinco da tarde, transbordávamos de felicidade pelo paraíso de onde tínhamos descido. Mas ... faltavam ainda seis quilómetros para o fim, na aldeia de Valle de Lago, fáceis, por estradão ... mas não menos maravilhosos, ao longo do fabuloso vale do Rio del Lago.

Ao longo do vale do Rio del Lago, do Lago del Valle a Valle de Lago
Peña Furada e Valle de Lago ... no final de uma inesquecível semana em terras do paraíso!
No final? Não! Regressados no autocarro ao Albergue de Saliencia, esperava-nos ainda outra noite "mágica". Os nossos anfitriões Laly e José tinham-nos preparado uma típica espicha asturiana, a festa da sidra, ao som de música tradicional e repondo energias com as mais diversas iguarias. E não podia faltar o mais típico dos queijos asturianos, amado por uns ... "amaldiçoado" por outros; estamos a falar, claro ... do queijo de Cabrales J!

À luz da Lua que espreita pela velha igreja da aldeia ...

... una tipica espicha asturiana no Albergue de Saliencia!
      
Lagos e Picos de Somiedo (Álbum completo)

Albergue de Saliencia, 6.Junho.2014: chegou a hora do adeus ... pero sin duda volveremos una y otra ves...J
Sexta feira era, infelizmente ... o dia de um longo coming home...! O paraíso continua no entanto lá ... e no pensamento de todos os que participaram nesta semana "mágica" já paira Somiedo II ... em que subiremos seguramente a Peña Orniz...J. Para já, ficam as recordações de 7 dias passados em conjunto ... de 5 dias vividos no paraíso! Fica o reviver dos belos momentos passados, as vivências e as convivências, a construção e fortalecimento das amizades. Obrigado, companheiros!

3 comentários:

Lena disse...

Amigo Callixto podes ter a certeza que paira aqui no meu pensamento, Somiedo II, para irmos a Peña Orniz e embrenharmo-nos de novo naquele paraíso deslumbrante e tranquilizador.

Filipe disse...

Boa tarde, até ao miradouro Vale do lado, por cima do lago do vale, existe trilho marcado? Obrigado

José Carlos Callixto disse...

Caro Filipe, não existe um miradouro propriamente dito nem trilho marcado por cima do Lago del Valle. Existe um trilho de pé posto, sem marcações, bastante íngreme, que dá acesso às chamadas Morteras del Lago e aos Picos Albos. Ao longo desse trilho existem locais que são verdadeiros miradouros naturais sobre o Lago; o trilho só é recomendável, contudo, a quem tiver alguma experiência de montanhismo.