sábado, 1 de fevereiro de 2014

Pelos montes e vales de Arranhó e da Ribeira do Boição

Mais um desafio dos "Novos Trilhos": uma caminhada circular, com cerca de 23 km e uns 700 metros de desnível acumulado ... como é "norma" neste grupo, para o qual em boa hora entrei há quase um ano.
1.Fev.2014 - Com os Novos Trilhos nos campos de Arranhó
Desta vez entre Bucelas e Arranhó, nos limites dos concelhos de Arruda dos Vinhos e Loures, maioritariamente ao longo dos vales do Rio Pequeno e da Ribeira do Boição, afluentes do Trancão!
Pouco depois das nove da manhã saíamos de Arranhó rumo a Alcobela de Baixo, para logo virar para sul, acompanhando o vale do Rio Pequeno, com Vila Nova e Bucelas no horizonte.
O vale do Rio Pequeno, afluente do Trancão, com Vila Nova à esquerda
Paisagens rurais nos campos de Bucelas, aqui nos Moinhos do Catadouro
Cruzado o Rio Pequeno e passada Vila Nova e a Bemposta, quase entrámos em Bucelas ao virar de novo para norte, para subir o curso da Ribeira do Boição.

Rio
Pequeno
A Ribeira do Boição é um afluente da margem esquerda do Trancão, ao qual se junta em Bucelas. Terra de vinhas e vinhos, o percurso ao longo da ribeira leva-nos a locais de especial beleza, apenas ensombrada pelas ruínas de quintas e de casas que seguramente ali tiveram a sua época áurea.
E depois ... chegamos à Cascata do Boição. Não se tratando de uma cascata espectacular, mas a precipitação das águas empresta sempre à paisagem uma beleza especial.

Subindo o vale da
Ribeira do Boição
Cascatas da Ribeira do Boição
Antes da uma da tarde estávamos a caminhar agora para nascente, em direcção a Santiago dos Velhos, para logo depois rumarmos de novo a poente e ao geodésico de Alrota e Forte do Arpim, nos limites com o concelho de Vila Franca de Xira.


Campos a norte do Boição
Geodésico de Alrota / Forte do Arpim
Ruínas do Forte do Arpim
Pouco passava das duas e meia e estávamos no Santuário de Nossa Senhora da Ajuda. Conta a lenda que, em tempos longínquos, ali apareceu certo dia a Virgem Maria a uma pequena criança que pastava o seu rebanho. Nossa Senhora nesta aparição indicou à menina que seu pai deveria erguer uma ermida em sua honra num lugar com abundância de água. A menina, cumprindo o desejo de Nossa Senhora, falou com seu pai, Afonso Anes, um agricultor de S. Tiago dos Velhos, que não acreditou nas aparições nem na palavra de sua filha, porque o local era árido e com pouca água. Certo dia, depois de mais uma das aparições de Virgem Maria à pequena pastorinha, deu-se um milagre: debaixo de uma pedra, levantada pela menina brotou água fresca e cristalina. Rendido ao milagre, Afonso Anes cumpriu o pedido de Nossa Senhora construindo uma ermida em sua honra a 200 metros desta fonte e desde então nunca mais faltou água naquele lugar. Afonso Anes ofereceu o local e outros devotos ofereceram os materiais para a construção da sagrada Ermida, e com as esmolas que os fiéis ofereciam em agradecimento aos favores prestados pela Virgem, foi possível terminar e aperfeiçoar a obra. Dentro desta pequena capela foi colocada uma imagem de Nossa Senhora em pedra com altura de três palmos e com o Menino Jesus nos braços, onde ainda hoje pode ser adorada.
Para nós ... foi o local escolhido para a habitual foto de grupo. E pouco depois estávamos de regresso a Arranhó, com 22 km percorridos por montes e vales da região saloia...

Os Novos Trilhos no Santuário de Nossa Senhora da Ajuda ... em quase fim de jornada
Ver álbum completo

Sem comentários: