sábado, 14 de dezembro de 2013

Regresso às Serras do Louro e de S. Francisco

Ultimamente, pela mão de quem lhe conhece os cantos e recantos, tenho voltado com alguma frequência às serranias da Península de Setúbal, à "minha" Arrábida dos anos 70 e 80 do século passado, que depois de certo modo preteri, em favor de fragas mais a norte. Ainda em Setembro liguei Palmela a Azeitão; ainda há menos de um mês liguei o Espichel às terras de Alcube.
Palmela, vista dos Moinhos do Louro, 25.Nov.2013
Agora ... foram os "meus" Caminheiros Gaspar Correia que me pediram para lhes sugerir um percurso naquelas serras, com vista à caminhada de Dezembro. Adaptada em extensão, a ligação de Palmela a Azeitão foi a que melhor me pareceu servir os propósitos do grupo, pelo que no passado dia 25 de Novembro levei lá dois companheiros ... que se encantaram com as panorâmicas que alternadamente se lhes abriam para sul ou para norte. E assim, às oito da manhã de hoje lá estávamos como habitualmente a sair da Portela de Sacavém, rumo a Palmela e às cumeadas das serras do Louro e de S. Francisco.

Castro de Chibanes,
14.Dez.2013
Geodésico da Queimada, Serra do Louro
Moinhos da Serra do Louro
Com um dia quase tão límpido como o dia do reconhecimento, o Castelo de Palmela foi o primeiro miradouro desta jornada. E o percurso foi, como não podia deixar de ser, muito semelhante ao daquele dia 25 de Setembro, em que pelo contrário o céu parecia querer desfazer-se sobre nós. Trocámos apenas a descida à Quinta do Alcube pela cumeada da Serra de S. Francisco.

Serra da Arrábida e Formosinho à vista
Ao longo da meia encosta sul da Serra do Louro
Do Geodésico de S. Francisco, com o Castelo de Palmela ainda ao fundo
Passado o Alto das Necessidades, o velho Moinho do Cuco ofereceu-nos novamente belas panorâmicas para norte, com Lisboa e a Serra de Sintra meio adormecidas na neblina, e para sul, desde o adjacente vale da Ribeira de Alcube e da Serra de S. Luís e Setúbal à mole da Arrábida e da Serra do Risco a sudoeste.

Tróia, da cumeada da
Serra de S. Francisco
Moinho do Cuco
Vale da Ribeira de Alcube, Serra de S. Luís e Setúbal, ao fundo
E pelos moinhos do Cuco ...
... chegamos a Palmela, pela Quinta da Califórnia
Do Moinho do Cuco descemos a Azeitão ... para terminarmos a jornada com o habitual pequeno lanche e festa de troca de prendas natalícias, típico desta última caminhada do ano nos Caminheiros Gaspar Correia. Para o ano há mais...
Ver álbum completo

Sem comentários: