segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

2013 em revista...

O blogue "Por fragas e pragas..." deixa a todos os seus leitores e amigos os melhores

Votos de um FELIZ 2014, tão bom ou melhor que 2013

2013 foi sem dúvida um ano cheio! Cheio de aventura, de partilha, de emoções ... de vida! Em 2013:
  • Lanço-me sozinho à descoberta da Serra de Béjar e dos confins da Sierra de Gata;
  • Percorro 50km a pé num dia, de Óbidos a Torres Vedras;
  • No dia em que se completam 40 anos de ligação a Vale de Espinho … faço 40km a solo, atravessando a Malcata;
  • Conheço os campos e aldeias do Concelho de Idanha-a-Nova;
  • Atravesso as terras mágicas do Gerês por duas vezes, de Pitões aos Carris e às Sombras (Maio) e da Nevosa a Xertelo (Outubro);
  • No Solstício de Verão, participo no Festival da Natureza, na Serra da Gardunha;
  • Completo a aventura do Monte Perdido Extrem e atravesso a mítica Brecha de Rolando: 4 dias no coração dos Pirenéus;
  • Completo 60 anos … e faço 62km a pé num dia, da Várzea de Loures à Costa Oeste;
  • Atravesso a Serra da Estrela em 4 dias, de Vila Soeiro a Loriga;
  • Regresso ao paraíso das terras de Babia e de Somiedo;
  • Percorro os Caminhos de Fátima;
  • Atravesso a Arrábida em 2 dias, do Espichel às terras de Alcube;
  • Provo o sabor da pura adrenalina, ao lançar-me em queda livre nos céus de Évora;
  • Percorro os montes e vales da Serra de Montejunto e da região saloia;
  • Participo nas 10 actividades mensais dos "meus" Caminheiros Gaspar Correia, da Serra de Aire ao Vimeiro, do Guincho às arribas do Tejo, à Serra do Caramulo, à Gardunha, às terras de Portel;
  • Continuo a palmilhar as bredas da Malcata e das Mesas, as "minhas" terras de Vale de Espinho e da raia, as águas que correm para o Côa;
  • Levo às terras da raia uma "embaixatriz" do Gerês, uma verdadeira Alma de Montanhista, a quem dou a descobrir o meu "retiro"…;
  • Acabo o ano com mais de 1300km percorridos, a melhor marca de sempre da minha vida … "Por fragas e pragas…"
À semelhança do que tenho feito nos anos anteriores, deste "palmarés" resultou um vídeo retrospectivo ... que é a minha "Revista do Ano" de 2013. São "só" 18 minutos … de magia em estado puro!



A minha velhinha paixão pela "aventura", pelos grandes espaços, pelo desbravar de montes e vales … tem aumentado à medida que vou tendo "mais passado que futuro"…! Quando tudo começou …

"Não havia internet, não havia GPSs, a televisão tinha só um canal … mas havia Natureza, havia montanhas, mares, florestas, havia sede de viver! Então com 17 anos, em 1970 um rapaz urbano e pacato começou a descobrir a sua vocação: o contacto com a Natureza, com os grandes espaços naturais, com o mundo rural ... o desbravar das fragas espalhadas por muitos "paraísos perdidos", pelos quais a vida o levaria a apaixonar-se."   ("Por fragas e pragas…", 9 de Janeiro de 2011 - http://goo.gl/X0VGhY)

A paixão pelo desbravar dos grandes espaços tem-me trazido muitos e bons amigos … a somar àqueles com que a vida me presenteou há já tantos e tantos anos! Em 2013 alimentámos amizades, construímos outras, nos "meus" Caminheiros Gaspar Correia, nos amigos do Caminhar em Portugal e das Grandes Rotas, nos Novos Trilhos, nos Mariolas, nos Trilhos de Ideias … ou na simples partilha de paixões, muitas vezes começada nos trilhos da net e depois transposta para as vivências e experiências de montanha. A todos … o meu reconhecido muito obrigado!
Como escrevi a propósito da fantástica aventura do Monte Perdido, aqui fica também um obrigado muito grande aos meus companheiros da fantástica aventura … que é a Vida! "Por vezes partimos para a Natureza como simples conhecidos … e regressamos como grandes Amigos, que jamais se esquecerão e às emoções e sensações vividas antes, durante e depois da aventura! É a magia da montanha, a magia dos grandes espaços, a magia da Natureza" … até porque…
"A vida é um constante desafio.
Na busca do querer, do ser, do saber, do crescer,
do sorrir, do perder, do ganhar, do partir…
Uma torrente de sensações, por vezes vividas,
por vezes relembradas!
Ansiedade por tudo. Ansiedade por nada!
Querer descobrir.
Querer saciar uma vontade infinita de prazer!
Prazer … de viver!"
                                                            (Anabela Pacheco)
Em 2014, pela minha parte … esperam-me novas fragas, novos desafios, novas "aventuras"…! Há sempre uma mão cheia de projectos … até porque "Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre." (Fernando Pessoa)

Sem comentários: