sábado, 14 de setembro de 2013

Da Aldeia Galega da Merceana a Alenquer

Regressado da Serra da Estrela numa sexta feira 13 ... no sábado 14 tinha a habitual actividade mensal dos "meus" Caminheiros Gaspar Correia. Desta vez, a jornada foi pelas terras vinícolas de Alenquer, começando junto à bela igreja de Nossa Senhora da Piedade, na aldeia galega da Merceana.
14.09.2013, 9:50h - A caminhada começa na Merceana
Esta igreja já era um importante centro de peregrinação no século XV; a velha capela seria então substituída por uma grande igreja mandada edificar pela Rainha D. Leonor, nos começos do século XVI.
Sempre com a Serra de Montejunto como pano de fundo, a caminhada desenrolou-se ao longo de quintas e vinhedos desta região agrícola afinal quase às portas da grande Lisboa. As quintas da Chocapalha e de S. Cristovão mediaram o percurso até à pequena aldeia de Sobreiros.

Com a Serra de Montejunto em pano de fundo
Aldeia de Sobreiros
O almoço foi num aprazível local junto à Ribeira de S. Bartolomeu e à Quinta de D. Carlos, após o que prosseguimos rumo ao vale da Ribeira de Alenquer, sempre por belos vinhedos e campos.

Ruínas da Quinta de D. Carlos, junto à Ribeira de S. Bartolomeu
Vinhedos e belos
campos das terras de Alenquer
E às quatro da tarde entrávamos na vila de Alenquer, que nunca perde o seu aspecto de presépio ... e de presépio bem aprumadinho e que dá gosto apreciar. Depois de matar a sede, fomos recebidos na Câmara Municipal, onde no respectivo Salão Nobre nos foi dada a conhecer um pouco da história da vila.

Alenquer, a vila presépio e a sua Ribeira
Tratou-se sem dúvida de uma bela jornada, num sábado quente de Setembro.

Sem comentários: