quinta-feira, 18 de julho de 2013

No parque de lobos de Werner Freund, em Merzig

Durante o roteiro familiar que se seguiu à "aventura pirenaica", a estadia no Luxemburgo permitiu-nos visitar o Werner Freund Wolfspark, próximo da vizinha cidade de Merzig, na Alemanha. Werner Freund é um "jovem" de 80 anos que dedicou grande parte da sua vida ao estudo dos lobos, vivendo no seio deles e tornando-se um deles.
Werner Freund Wolfspark, Merzig, 18.07.2013
O Wolfspark é um santuário de lobos fundado em 1972 por este antigo soldado alemão, onde nos últimos 40 anos criou mais de 70 lobos, originários de zoos ou de outros parques animais. Vivendo tão próximo dos seus lobos, alimentando-se como eles e com eles, Werner tornou-se num macho alfa, adquirindo a sua aceitação e respeito.
Numa tarde quente de Julho, a nossa visita ao Wolfspark apenas nos permitiu ver contudo meia dúzia de pachorrentos e sonolentos lobos, imóveis e impávidos aos visitantes. Um pequeno percurso pedestre de pouco mais de 3,5km deu-nos a conhecer um pouco da bela floresta desta região da Saarland, visinha do Luxemburgo.

Werner Freund e os seus lobos, Merzig, 18.07.2013
Dois exemplares de
lobo ártico, Wolfspark

A magia da floresta no Wolfspark de Merzig, 18.07.2013
Os lobos do Wolfspark de Merzig são originários da Europa, Sibéria, Canadá, Ártico e Mongólia. As fotos seguintes são do "The Atlantic" de 29 de Janeiro deste ano.

Werner Freund junto dos lobos da Mongólia, enquanto devoram o cadáver de um veado no Wolfspark de Merzig
"Nur wir heulen hier!" (nós somos os únicos a uivar aqui)...
Werner Freund coloca carne na sua boca para alimentar os lobos árticos
E um dos melhores vídeos sobre o Wolfspark de Werner Freund:


Escrito no Luxemburgo e no aeroporto de Barcelona, 19.07.2013

Sem comentários: