domingo, 17 de junho de 2012

Nas rotas do contrabando, em terras de Aldeia da Ponte

Desta vez pela mão de dois filhos de Aldeia da Ponte e em terras de Aldeia da Ponte, acabo de viver mais um fim de semana raiano, com a minha "família" caminheira, nas velhas rotas do contrabando. A jornada iniciou-se ontem em Forcalhos, a aldeia que deu luz a um dos mais belos romances da raia no concelho do  Sabugal,  "Drama sob as Nuvens",  que aborda os usos e tradições da região,  num  tempo
Forcalhos (raia Sabugalense), 16.06.2012 - a caminho da
Ermida da Senhora da Consolação
distante de mais de meio século.
Dos Forcalhos rumámos à velha Ermida da Senhora da Consolação, uma das mais antigas do concelho do Sabugal, situada quase em cima da raia ... tão em cima que se dizia que ficando o corpo dela em Portugal, fica a Capela-mor nas terras de Espanha. Antes, contudo, atravessámos as terras do "Zé Noi", o mais famoso ganadeiro da raia Sabugalense; andámos pelo meio do gado bravo ... mas ao abrigo de um transporte de caixa aberta com que a organização nos brindou!
Ermida da Senhora da Consolação, junto à raia de Espanha, 16.06.2012
No regresso a Aldeia da Ponte rumámos ao Rio Cesarão, pouco a norte de onde ele resulta da junção das ribeiras de Aldeia Velha e dos Forcalhos. Seguiu-se, claro, o famoso ex-libris de Alfaiates, o Convento de Nossa Senhora da Sacaparte, e uma visita à própria Aldeia da Ponte.

Nossa Senhora da Sacaparte, Alfaiates, 16.06.2012
Hoje foi a vez dos caminhos do contrabando: de Aldeia da Ponte, partimos por alguns dos trilhos dos contrabandistas da raia, em direção à aldeia espanhola de Albergaría de Argañán, para onde os raianos, depois dos trabalhos dos campos e alancados com o peso dos carregos - e sabe Deus quantas vezes esgalgados de fome - faziam o contrabando que, pela sua insignificância, não lesava a economia do país, mas era uma pequena achega, essencial, ao sustento familiar.

Vida dura, a dos "contrabandistas"...
Frente a terras de Espanha; ao fundo é a Serra da Penha de França
Fronteira: marco 600 da raia espanhola
E os "contrabandistas" entram Espanha 'adentro'...
... rumo a Alberguería de Argañán
Depois, regressamos a Portugal ...
... pelo marco de fronteira 602
Quantas histórias de fugas aos guardas fiscais e aos carabineiros! Guardas fiscais que hoje, mais uma vez ... nos saltaram ao caminho no regresso a Aldeia da Ponte! Mas, claro ... em simpática e originalíssima encenação!

E ... fomos apanhados... :)  Ninguém estava à espera ... e zás, os "guardas" apareceram e pediram-nos a "mercadoria"...
(Foto: Alberto Luís)
Por estes caminhos da raia fez-se história, construíram-se vivências, ganharam-se e perderam-se vidas! Ficam os percursos utilizados nestas duas belas caminhadas raianas.

Sem comentários: