domingo, 16 de outubro de 2011

Fim de semana Caminheiro na Serra da Estrela

Penhas da Saúde, 15 de Outubro, 23:36h

Ao fim de 9 meses e meio e de 166 artigos, este é o primeiro publicado em directo. Com a minha família Caminheira, participei hoje numa fabulosa caminhada na Serra da Estrela, entre as Penhas Douradas e o vale da Barragem do Rossim, com passagem pela espectacular Nave da Mestra e contornando a Fraga Trilhada e as Fragas das Penhas.


O dia esteve quente, neste Outono até agora mais quente dos últimos 70 anos. Mas, felizmente, algumas nuvens filtraram o Sol e permitiram-nos uma progressão muito agradável. "Puxado" como sempre fui para o Gerês e para a raia beirã, a Serra da Estrela fui-a sempre relegando para esporádicas passagens, a maioria das quais exclusivamente automobilísticas. Mas esta caminhada revelou-me uma Serra da Estrela com paisagens igualmente fabulosas.

Fragas das Penhas (face nascente)


A descer para a Nave da Mestra
Saindo da Fenda da Nave da Mestra
Nave da Mestra
Fenda da Nave da Mestra

Fraga das Trilhadas (face poente)
E sobre a Barragem de Vale Rossim
Ao subir para o Curral do Martins, ao filmar e fotografar as Fragas das Penhas, a Fraga das Trilhadas, o Poiso da Águia, senti-me ... quase transportado para o Gerês... E, ao atravessar a imponente Fenda da Nave da Mestra ... parecia-me estar na mágica Calcedónia. Sem dúvida um percurso fabuloso.

E terminámos na Barragem de Vale Rossim, com 13,6 km percorridos

A caminho de Lisboa, 16 de Outubro

Com a minha "família" Caminheira, estou de regresso deste belo fim de semana na Serra da Estrela. E, se a caminhada de ontem foi extraordinária ... não há palavras para caracterizar a espectacularidade do percurso que hoje fizemos. Às 9 da manhã estávamos a partir das Penhas da Saúde para a Torre, onde uma hora depois iniciámos a jornada. Primeiro em direcção oeste, dirigimo-nos à imponente Fraga dos Abutres, debruçada sobre Loriga. Para poente, o vale do Alva; para sul e sudoeste, as serranias do Açor e de Piodão. Que espectáculo! Que sensação!

16.10, 10:00h - Na Torre, vamos começar nova caminhada



Rumo à Penha dos Abutres ...
... sobre Loriga



Garganta de Loriga
Lagoa Serrano
O almoço foi junto à Lagoa Serrano, depois de acompanhar a imponente Garganta de Loriga. E, para fechar com chave de ouro este espectacular fim de semana, percorremos ainda o circuito das Salgadeiras, à vista do Cântaro Gordo e do Cântaro Magro, e, depois, do soberbo vale da Candieira, descendo sobre o vale glaciário do Zêzere.

Lagoa do Covão do Quelhas
Cântaro Gordo


O espectacular vale da Ribeira da Candieira, sobre o vale glaciário do Zêzere
E ... este fim de semana estava a terminar
Antes das 15:30h, de novo à vista da cabeceira da garganta de Loriga, o autocarro esperava-nos para o regresso a Lisboa. Sem dúvida alguma um fim de semana memorável, bem revelador de paixões e de terras "adoptadas". Esta actividade foi organizada por um apaixonado pela Serra da Estrela ... à qual por mero destino nunca me dediquei. Ficou seguramente a vontade de a explorar...

1 comentário:

JORGE FIGUEIREDO SANTOS disse...

Gostei de ver a Nave da Mestra, que pano de cena...